FECHAR

.....

.....

.

.

ÚLTIMAS

Renné Gonçalves



O que está por vir?

Fiquei acordado até às 00:30 horas do dia 05/04/18, acompanhando a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, julgava a concessão do Habeas Corpus do ex-presidente Lula, a qual foi negada pelo placar de 6x5. Isso possibilitou que, o ex-presidente fosse preso. Quais as futuras implicações dessa decisão?

A concessão do HC ao ex-presidente Lula, não era apenas uma questão de interesse dele, mas também de outros políticos, especialmente do Presidente Michel Temer. Em breve o STF julgará outros pedidos de HC de diversos atores políticos: “Francisco, Joaquim e João”, caso fosse concedesse HC, isso mostraria que nossa justiça é seletiva. Como o HC não foi concedido a Lula, isso abriu prerrogativa para que, os próximos pedidos de HC também não fossem concedidos pelo STF. Ou seja, o supremo deverá ser coerente em suas futuras decisões.

Como Lula foi preso, quem o PT apresentará como candidato a Presidência da República? Com Lula atrás das grades, o lulismo (memória positiva dos eleitores com relação à lula) se fortalecerá ou será enfraquecido? Qual será o percentual de transferência de votos de Lula para o candidato do PT? Para parte do eleitoral “todos políticos são iguais”, “todos políticos roubam”, e que lula foi aquele que “roubou, mas fez”. Isso mostra que, parte dos eleitores é tolerante a corrupção de algum (ns) político (s). E que o candidato do PT, será um candidato competitivo.

______________
Renné Gonçalves cursa Ciências Sociais pela UFPE

Nenhum comentário