Chã Grande cria gabinete de prevenção de desastres por conta das chuvas


Uma reunião na manhã desta segunda-feira (17) definiu os detalhes da criação do gabinete de prevenção contra desastres, em virtude das chuvas que recaem sobre o município nos últimos dias. O órgão conta com a participação das secretarias de Planejamento, Administração, Obras e Infraestrutura, Finanças, Desenvolvimento Social e Saúde, bem como o setor de engenharia do município, a Defesa Civil e a Associação dos Bombeiros Civis e Socorristas de Chã Grande (AMBS).

Alguns pontos foram levantados durante a reunião. O primeiro deles foi a definição de um número de contato direto entre a população e a a Defesa Civil. O contato pode ser feito 24h por dia, através do telefone (81) 9 7326 - 8476. Além disso, o órgão está realizando o monitoramento contínuo de áreas de risco na cidade, já que as chuvas fizeram com que o solo ficasse encharcado, o que aumenta os riscos de deslizamento de barreiras.

Estão sob alerta as comunidades de Camela, Rua do Sol, Palmeiras, Matadouro, Newton Carneiro I e II, além do loteamento Padre Cícero, às margens da rodovia PE-71. Os moradores dessas localidades devem ficar atentos. Em caso de movimentações, a recomendação é de que saia da residência.

Durante esta operação de monitoramento, barracas serão montadas no Centro de Convivência de Idosos (CCI), para que possa abrigar famílias que necessitem sair de suas casas. No mesmo local, uma equipe de Bombeiros Civis e socorristas estará de prontidão, bem como os assistentes sociais do município.

Dicas - Nesse período de chuva e de solo encharcado, a recomendação também é de que as pessoas evitem limpar as barreiras. Com isso, pode-se diminuir os riscos de deslizamentos. A recomendação é de que a limpeza seja feita no período mais seco, após a passagem do inverno.

Nenhum comentário