Pombos é a primeira cidade de PE a implantar Programa Estação Juventude


Uma ação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada ao gabinete institucional da Presidência da República – o Programa Estação Juventude 2.0 – objetiva ampliar o acesso dos jovens entre 15 a 29 anos, a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e fortaleçam a sua capacidade de inclusão, participação social e emancipação, por meio do oferecimento de tecnologia social inovadora.

Para isso, a cidade de Pombos, no Agreste pernambucano, recebeu no Clube Municipal no último dia 18 de dezembro, a representante da SNJ Natália Morais, quando celebrou a assinatura da Ordem de Serviço para Implantação do Programa Estação Juventude, junto ao Governo Federal.  Naquela ocasião estiveram presentes diversas lideranças da região e representantes do Governo do Estado, bem como entidades parceiras como A ONG Giral, Faculdade Novo Horizonte, SENAI-PE, SENAR e FECOMERCIO, além dos Prefeitos de Amaraji e de Pombos, Rildo Reis (PR) e Dr. Marcos Ferreira (PSB), respectivamente.

 O Programa Estação Juventude oferece diversos serviços para promover a inclusão e emancipação dos jovens, quando espaços espalhados pelo Brasil procuram ampliar o acesso dos jovens às políticas públicas onde são implantadas.

A Prefeitura de Pombos havia pleiteado e conseguiu entre os mais de cinco mil municípios brasileiros ficar entre as 29 cidades contempladas, tendo sido a única de Pernambuco, portanto, a conseguir conveniar.  O projeto apresentado pelo Município de Pombos traz em seu plano de trabalho diversas ações culturais para desenvolver a exemplo da Capoeira, Maracatu, danças e uma novidade, que é a oficina de música (sanfona), além de oficinas e cursos de qualificação profissionais voltados ao Empreendedorismo e ao Primeiro Emprego. Os investimentos que serão empregados giram em torno de R$ 300 mil, para além das atividades programadas, também a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para a execução do projeto.

O investimento trará um reforço às atividades desenvolvidas por Pombos a serviço da juventude local, tendo em vista que o Município já dispõe de uma nova “Casa das Juventudes”, pelo qual cerca de dois mil jovens receberam certificados nos últimos dois anos.

Em depoimento ao A VOZ DA VITÓRIA, o Prefeito de Pombos Dr. Marcos Ferreira destacou o esforço em investir cada vez mais nos jovens, sobretudo em sua inserção ao mercado de trabalho, além de disponibilizar o acesso à cultura e ao lazer.  “Desde que ampliamos a Casa das Juventudes, que quase não era vista e poucos sabiam que existia, começamos a investir em qualificação para os jovens, pois tinha sido um compromisso meu ainda em campanha e graças a Deus estamos conseguindo fortes parceiros para somar com nossa vontade de mudar a vida dos jovens. Cada investimento, certamente, vem tirando muitos deles do ócio da rua, ocupando suas mentes e projetando seu futuro”, salientou o gestor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da sua Diretoria de Juventude, foram realizados cursos de solda, corte de cabelo, bolos e tortas na Casa; apenas em Informática foram formados cerca de oitocentos alunos. Outro destaque, voltado para um público específico, foi os cursos de Auxiliar Administrativo e o de Condutor para trilhas ecológicas. Este ultimo foi inclusive matéria na Rede Globo (Programa Nordeste Viver e Preservar), somado ao conteúdo voltado ao Manejo de Apiário, quando ambos, visam garantir a sustentabilidade dos jovens da área rural. “Certamente esse legado tem sido um diferencial para conseguirmos pleitear e conseguir o convênio Federal”, reforçou o Diretor Municipal de Juventude e Coordenador Geral do Projeto Estação – Jairo Rubens.

Casa das Juventudes de Pombos PE“Quando inscrevemos o Projeto estávamos com apenas seis meses de trabalho nesta gestão e concorremos com mais mil cidades. No primeiro momento, timidamente, acreditávamos que iríamos conseguir, mas aí com a segunda etapa fomos conseguindo êxitos na assinatura desses convênios”, contou Jairo Rubens. Em Palmas (TO), o Diretor de Juventude disse que a experiência de Pombos chegou a ser aperfeiçoada diante de outras que também foram apresentadas naquela oportunidade.

Com as ações desenvolvidas para o campo da Juventude, Pombos chegou a ser homenageada pelo Governo de Pernambuco perante as 14 cidades que se destacaram a serviço dos jovens. Ainda em 2018, a Câmara de Vereadores do Recife também registrou durante a Semana da Juventude as ações desenvolvidas por Pombos nesse período.

Com o Estação Juventude 2.0, Pombos se insere no Mapa da Juventude brasileira. “A perspectiva é atingir os quase sete mil jovens de nossa cidade, para isso iremos ampliar a Casa das Juventudes que passará a ser chamada de Estação Juventude”, comemorou Rubens.

O prefeito de Pombos adiantou que o Clube Municipal, fechado por muito tempo, está sendo recuperado para se tornar um anexo a fim de realizar atividades voltadas para música e dança, tendo em vista que a Casa se tornou pequena para atender a nova demanda, quando a Prefeitura prevê com os novos investimentos no primeiro semestre de 2019 o acesso de mais de dois mil jovens.

A Voz da Vitória

Nenhum comentário