Últimas

latest

Ministério Público e Polícia Civil confirmam fraude no ENEM 2014

27/11/2014

/ Da redação
Confirmada nesta quarta-feira (26) a fraude no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, pelo Ministério Público e Polícia Civil de Minas Gerais. Os orgãos garantem ter identificados os candidatos beneficiados e provas da fraude em Mato Grosso, mas acreditam que a quadrilha atuou em nível nacional.
As investigações continuam em andamento e já resultaram na prisão de 34 pessoas, incluindo os dois líderes da organização, que viviam em mansões na cidade de Teófilo Otoni, interior mineiro, e Guarujá, litoral paulista. As provas eram obtidas 10 minutos antes do início oficial e, com a ajuda de professores e estudantes universitários, as questões eram respondidas e passadas para clientes através de equipamentos eletrônicos avançados.
"Eles substituíam as letras de cada questão por números. Um era A, dois era B e assim por diante", explicou Antônio Junio Dutra Prado, delegado da Polícia Civil à frente do caso. Receptores disfarçados de cartão de crédito transmitiam o áudio para pontos no ouvido.
"O líder que morava em Teófilo Otoni afirmou que lucraria R$ 3 milhões líquidos apenas nos concursos entre outubro e janeiro de 2015. Estamos só arranhando a superfície", disse André Luis Garcia Pinho, promotor de Justiça da Promotoria de Combate ao Crime Organizado.
Dois aplicadores já foram identificados e dois estudantes beneficiados também. De acordo com o O Globo, são ao menos 15 beneficiados. O próximo passo da operação, de nome Homeóstase 2, é o encaminhamento do inquérito ao Ministério Público Federal, que irá investigar se outras edições também foram fraudadas pelo grupo. 

Portal Administratores

Nenhum comentário

Postar um comentário

Você tem alguma informação? Nos envie pelo nosso Zap: (81) 99772-8280
© Diretos reservados | Jornal Folha Regional 2019
Ligue e anuncie conosco (81) 9 9772-8280