FECHAR

.....

.....

.

.

ÚLTIMAS

Brilho intenso no céu assusta moradores do Nordeste

Nesta quarta-feira (15) um clarão no céu assustou diversas pessoas de cidades do Nordeste, causando repercussão nas redes sociais. O fênomeno aconteceu na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco, mas foi visto também no interior de Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Sociedade Astronômica do Recife (SAR), a luminosidade foi provacada por um bólido, um meteoro possivelmente vindo de uma chuva de meteoros da constelação de Orion, envolvendo o Cometa Halley.

O bólido é um fragmento de matéria sólida que provoca um brilho intenso ao penetrar na atmosfera terrestre, explicou Leonardo Neves, da SAR, ao Diario de Pernambuco. O bólido não chega a cair e a explosão não gera riscos a população por acontecer a aproximadamente 60 km de altura.

Segundo o G1, o astrônomo da SAR Everaldo Faustino afirmou não ser comum a queda de bólidos. “Pesquisadores já tinham visto a data específica que iria ter uma chuva de meteoros, a chamada orionídeo”, disse ele. Este ano, a chuva de meteoros entre ocorrerá entre os dias 15 e 29 de outubro, podendo ser visto com um pouco mais de facilidade da noite do dia 20 até a madrugada do dia 21 deste mês. Apesar do Cometa Halley só passar na Terra a cada 76 anos, seus rastros permanecem no espaço, e em outubro, quanto a Terra passa próximo ao Sol, a chuva de meteoros ocorre.


Portal Administradores

Nenhum comentário