FECHAR

.....

.....

.

.

ÚLTIMAS

Alemães lideram indicação ao Bola de Ouro e Neymar é o único brasileiro da lista

A Fifa revelou nesta sexta os nomes dos dez indicados à Bola de Ouro de melhor jogador da Copa do Mundo de 2014. O prêmio, criado em 1982, está sendo disputado por quatro alemães, três argentinos, um brasileiro, um holandês e um colombiano. O anúncio foi feito pela porta-voz da entidade, Delia Fischer, no Maracanã.

Do Brasil, sem surpresa, apenas Neymar figurou entre as principais nomes do Mundial. Até hoje, somente dois brasileiros ganharam: Romário (1994) e Ronaldo (1998). A lista não deve mudar, pois a concorrência do atacante é enorme, com os hermanos Messi e Mascherano e os germânicos Thomas Müller e Kroos, todos eles finalistas.

A seleção dos finalistas foi feita através do grupo de estudos técnicos da Fifa, com estatísticas sobre o desempenho absoluto. Agora, os jornalistas credenciados do torneio irão votar no site oficial da entidade para escolher o craque da Copa.

O anúncio do ganhador da Bola de Ouro será feito somente após a decisão de domingo, como foi em 2010. Os segundo e terceiro colocados receberão, respectivamente, as bolas de prata e bronze. Anteriormente, o anúncio era feito um dia antes da finalíssima. Isso acabou resultando no constrangedor prêmio ao goleiro alemão Oliver Kahn, em 2002. Na decisão, o jogador falhou feio no gol de Ronaldo, decisivo para o penta da Seleção.
Finalistas de 2014
Alemanha - Kroos, Hummels, Müller e Lahm
Argentina - Messi, Mascherano e Di Maria
Brasil - Neymar
Holanda - Robben
Colômbia - James Rodríguez

Antigos vencedores
1982 - Paolo Rossi (Itália)
1986 - Maradona (Argentina)
1990 - Schillaci (Itália)
1994 - Romário (Brasil)
1998 - Ronaldo (Brasil)
2002 - Oliver Kahn (Alemanha)
2006 - Zidane (França)
2010 - Diego Forlán (Uruguai)

Depois de marcar dois gols no Brasil, alemão Kroos ganhou mais destaque na Copa do Mundo

A Fifa anunciou também os finalistas de outras duas categorias, a de melhor goleiro (luva de ouro) e revelação do Mundial. O prêmio especial para os goleiros foi criado em 1994, na época chamado de Prêmio Yashin, em homenagem ao lendário arqueiro soviético da década de 1960. O troféu só ganhou a denominação atual em 2010, na África do Sul.

Goleiros indicados em 2014
Keylor Navas (Costa Rica)
Manuel Neuer (Alemanha)
Sergio Romero (Argentina)

Os melhores goleiros da Copa
1994 - Preud'homme (Bélgica)
1998 - Barthez (França)
2002 - Oliver Kahn (Alemanha)
2006 - Buffon (Itália)
2010 - Casillas (Espanha)

Já o prêmio de revelação é mais novo. No Brasil, ele será entregue somente pela terceira vez. Até aqui, dois alemães ganharam. Curiosamente, ambos integram o ataque atual da finalista do Mundial. Em 2014, só puderam concorrer atletas nascidos a partir do dia 1º de janeiro de 1993.

Candidatos a revelação de 2014
Depay (Holanda)
Pogba (França)
Varane (França)

Revelações do Mundial
2006 - Lukas Podolski (Alemanha)
2010 - Thomas Müller (Alemanha)

Ao lado de Di Maria e Mascherano, Messi completa lista de argentinos que concorrem ao prêmio


Cassio Zirpoli 
Diário de Pernambuco

Nenhum comentário