FECHAR

.....

.....

.

.

ÚLTIMAS

Em 2016, UPE vai extinguir vestibular e destinar 50% das vagas para o Sisu

A Universidade de Pernambuco decidiu adotar o Sistema Unificado de Seleção (Sisu) para admitir alunos do ano letivo 2016, extinguindo o tradicional vestibular. O Conselho Universitário da instituição definiu que 50% das vagas serão destinadas aos alunos que participarem do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e os outros 50% para aqueles que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o Processo de Ingresso 2015, o vestibular tradicional vai ser mantido: o Enem conta como primeira fase, assim como sua redação; a segunda fase é composta de disciplinas específicas aplicadas pela UPE. Assim como a seleção de 2014, 40% das vagas vão ser preenchidas pelo SSA e 60% pelo vestibular tradicional. Ao todo, 20% serão destinadas a cotistas.

O reitor Carlos Calado explica que a decisão de adotar o Sisu faz parte do esforço da UPE para auxiliar no fortalecimento o ensino médio. "Conversamos com a Secretaradia Estadual de Educação e sindicatos das escolas particulares para tomar essa decisão. Com isso, diminuímos o estresse na preparação dos alunos e o preparamos com melhor qualidade", aponta o reitor.

Assim como acontece atualmente, a UPE vai manter os esquema de cotas, com 10% das vagas destinadas ao SSA e 10% das do Sisu destinadas aos alunos vindos de escolas públicas. "Tanto o seriado quanto o Enem são sistemas que fortalecem o aprendizado de fato. São métodos de avaliação que temos que aplicar, por que não há vagas para todo mundo", afirma ainda o professor.



G1 PE

Nenhum comentário